sábado, 4 de dezembro de 2010

Esclerose Múltipla

Esclerose Múltipla

O que é?

É uma doença neurológica crônica, de causa ainda desconhecida, com maior incidência em mulheres e indivíduos da raça branca. Este tipo de patologia {doença} leva a uma destruição da bainha de mielina que recobre e isola as fibras nervosas do sistema nervoso central (estruturas do cérebro). Causa uma piora do estado geral, levando a fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora levando ou causando dificuldades para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perda do equilíbrio em pé, dificuldade para andar, tremores, e formigamento em partes do corpo.
Em alguns casos pode causar insuficiência respiratória, incontinência ou retenção urinária, alterações visuais graves, perda de audição, depressão e impotência sexual.

Tratamento

A fisioterapia age principalmente na incapacidade física e respiratória, sendo que o principal objetivo é atingir a melhor qualidade de vida, em cada estagio da doença.
Exercícios de relaxamento musculares, alongamentos, exercícios para possíveis desvios posturais da coluna, exercícios de coordenação e fortalecimento de membros superiores e inferiores, exercícios para um melhor equilíbrio em pé, reeducação da marcha {caminhar} são base para um tratamento fisioterápico intensivo, visando atenuar ou minimizar os sinais e sintomas da doença.
Em alguns pacientes, encontramos dores associadas em articulações, onde utilizamos aparelhos de eletroterapia, objetivando a inibição da dor e redução das inflamações articulares.
Em estágios mais graves da doença, podemos observar um comprometimento respiratório, levando inclusive a episódios de infecção ou insuficiência respiratória, que devem ser tratados com atenção e rapidez, minimizando o desconforto do paciente e uma provável piora do seu estado geral. Exercícios para desobstruir os brônquios, exercícios para reexpansão pulmonar, reeducação diafragmática e da musculatura acessória, com uso de incentivadores respiratórios, são métodos utilizados por nossa equipe, sempre atualizada no que há de mais moderno no tratamento de doenças neuromusculares.
Possuímos os melhores aparelhos de pressão positiva (CPAP / BIPAP), para uso imediato, caso haja solicitação médica ou necessidade por parte do profissional fisioterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário